Quantas gramas de feijão por pessoa? Saiba como render mais!

Para quem prepara diariamente refeições e marmitas, é fundamental saber quantas gramas de feijão por pessoa é a porção ideal para uma refeição.

Além de ajudar a economizar nos preparos, favorece uma comida balanceada e que sustenta durante o dia de trabalho. Porém, é mais importante ainda para quem tem um negócio e vende marmitex.

Por isso, escolhi ótimas dicas para ajudar você a não errar mais na hora de fazer aquele feijão tipicamente brasileiro, encorpado e delicioso. Vamos conferir?

Afinal de contas, quantas gramas de feijão por pessoa?

quantas gramas de feijão por pessoa

Por ser um alimento base do cardápio brasileiro, o feijão está presente em toda refeição. Embora sempre tenha aquela pessoa que consuma mais ou menos, existe uma média que pode ser suficiente de modo geral.

A estimativa é de que uma pessoa consuma em cada refeição, aproximadamente 60g a 70g. Claro, você ainda precisa considerar a consistência do caldo, os temperos, cebola, alho e componentes extras, como calabresa.

Tudo isso ajuda a aumentar ou diminuir a quantidade sugerida. Por exemplo, se você gosta de colocar toucinho em cubos, a quantidade de feijão diminui, pois, o toucinho entra como ingrediente extra, concorda?

“Ah, mas como vou medir exatamente entre 60g e 70g, não tenho balança”? Não se preocupe, pois não é necessário balança não, basta você medir da seguinte forma:

  • 1/3 xícara (chá) de feijão cru cozido é suficiente.
  • ¼ xícara (chá) de feijão cru cozido para receitas com mais ingredientes.

A partir desse direcionamento, você pode aumentar ou diminuir, sempre considerando sua finalidade. Esse conhecimento é muito valioso para quem pensa em vender marmitex e precisa fazer a divisão exata dos acompanhamentos da quentinha.

DICA EXTRA: cada tipo de feijão possui características únicas

Cada feijão oferece rendimentos diferentes, caldos e tamanho do grão cozido. Com isso, a porção de feijão carioca cru será diferente do tipo rajado, por exemplo.

Já experimentou fazer feijão-fava? Em comparação a outros tipos, possui um grão maior e de cor branca, seu preparo costuma render um caldo mais grosso e o grão fica mais espesso, sustentando mais do que os tipos tradicionais. Veja mais detalhes:

  1. Feijão carioca: é o mais utilizado, de rápido cozimento, costuma render bem, mantenha a proporção de 60g por pessoa.
  2. Feijão preto: usado no preparo de feijoadas, vai bem no dia a dia, seu grão é pequeno como o carioca e a proporção pode ser mantida.
  3. Tipo fradinho: já o fradinho, tem um grão menor e arredondado, por isso a quantidade pode aumentar levemente para ½ xícara (chá) de feijão.
  4. Tipo rajado: o feijão rajado é talvez o maior deles, pois seu grão é alongado e grande, e o caldo costuma ficar grosso, talvez seja interessante reduzir a quantidade.
  5. Feijão rosinha: seu formato lembra o fradinho, com coloração avermelhada e incrivelmente saboroso, mantenha a quantidade.

Como fazer o feijão render mais de forma fácil?

Fazer o feijão render mais é uma estratégia para driblar o custo do alimento hoje em dia, especialmente para quem lucra sobre a venda.

Aqui você tem duas opções: adicionar ingredientes que aumentam a receita ou engrossar o caldo, de modo que ao levar à marmita tenha mais volume. Diante disso, conheça dicas práticas que podem ajudar!

  1. Fazer um feijão com bastante alho e cebola, ajuda a deixar mais grosso.
  2. Adicionar uma opção mais barata de linguiça calabresa picada em cubinhos.
  3. Notou que o caldo está ralo? Adicione couve refogada, pois a couve absorve parte do líquido e dá mais sabor.
  4. Colocar pedacinhos de cortes mais baratos de bacon, pois alia sabor e consistência.
  5. Faça uma mistura de água com amido de milho para trazer mais corpo ao molho do feijão.
  6. Juntar 2 colheres (sopa) de extrato de tomate ao molho, engrossa a receita.

3 dicas para deixar o feijão mais gostoso e irresistível

1. Atenção ao processo de molho dos grãos em água

Muitas pessoas acabam passando por cima dessa etapa, mas ela é indispensável para o preparo ideal. Você sabia que não deixar de molho pode fazer com que o grão não cresça como deveria?

E como sabemos, quanto menor o grão do feijão, maior a quantidade necessária na marmita.

Além disso, é importante para que o processo de liberação de gases aconteça naturalmente antes do cozimento e não depois de consumido.

2. A proporção da água para o cozimento é fundamental

Exagerar na quantidade de água resulta no feijão muito ralo, afetando o paladar, já que os temperos ficam insuficientes. Por outro lado, colocar menos água garante um feijão firme e com pouco cozimento, o que não é uma boa opção.

Portanto, para o feijão ficar realmente saboroso e no ponto, mantenha sempre a seguinte proporção:

  • 2 xícaras (chá) de água para cada 1 xícara (chá) de feijão.
  • Vai cozinhar mais feijão? Use 3 xícaras (chá) de água para 1 + ½ xícara (chá) de feijão.

DICA EXTRA: deixar de molho encurta o tempo de cozimento na pressão, atenção a isso!

3. Crie novas combinações de temperos

Grande parte das pessoas coloca pouco tempero, mas para que o feijão fique com aquele sabor marcante, varie nos temperos e especiarias, veja a quantidade de opções à disposição:

  • Alho e cebola picada ou em pó.
  • Páprica.
  • Folha de louro.
  • Massa de tomate ou tomate processado fresco.
  • Cominho e coentro.
  • Cenoura e pimentão.

DICA EXTRA para quantificar com segurança o feijão

Das duas uma, ou você aprende por insistência, que é quando você cria uma receita ou executa uma técnica inúmeras vezes até descobrir os truques, ou adquire aprendizado de uma fonte confiável e profissional.

Para esse segundo caso, recomendo muito o Curso Profissional de Marmitex, que já ajudou muitos empreendedores a buscar o sonho de ter o negócio próprio. Aproveite, pois pode ser uma excelente alternativa para tirar de letra o preparo das suas refeições e marmitas!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!