Tamanhos de marmitex: Qual o melhor para vender?

Entre os principais tamanhos de marmitex, você sabe qual é o melhor para vender? Essa é uma dúvida bem comum, pois o mercado de marmitex permite flexibilizar bastante essa questão!

Dessa forma, separei dicas bem bacanas que podem facilitar outros aspectos do seu negócio. Se ficou na expectativa é só continuar a leitura!

Tamanhos de marmitex: afinal, qual o melhor para vender?

tamanhos de marmitex

Sem sombra de dúvidas, se você perguntar para qualquer pessoa quais são os tamanhos de marmitex disponíveis, certamente irá escutar: pequena (P), média (M) e grande (G). Isso porque os estabelecimentos chegaram nesse consenso, mas isso não é uma regra a ser seguida.

Sendo assim, na verdade você está livre para utilizar o tamanho que melhor atenda suas necessidades. Se a alta saída do seu marmitex acontece em tamanho pequeno, por que não continuar utilizando, não é verdade?

Por outro lado, o ideal mesmo é oferecer os 3 tamanhos para seu cliente ter poder de escolha, claro, ajustando os valores para cada tamanho.

E isso se aplica a qualquer tamanho, isto é, com a média e grande. Porém, conforme a demanda aumenta, considerando o cardápio semanal, o marmitex pequeno pode não ser suficiente e o tamanho grande pode ser exagerado, restando o médio como opção.

A sacada mesmo está em saber distribuir bem suas refeições. Vou te contar um segredo que a maioria não sabe.

Quando se troca do marmitex P para o G, há um engano em achar que a comida aumenta como um todo, mas não é bem assim, pois o que muda mesmo é a quantidade de arroz e feijão, visto que os acompanhamentos (guarnições) continuam na mesma quantidade.

Além disso, existe bastante diferença nos tamanhos de um fabricante para outro, veja alguns exemplos a seguir!

Leia também: Qual a quantidade de comida para marmitex?

Quais as capacidades de cada tamanho?

Na hora de comprar suas embalagens é fundamental certos cuidados. Evite ficar se deslocando para comprar sempre que precisar, ou você encontra um fornecedor próximo de você ou compra de quem consegue entregar em sua residência.

Pequenas quantidades de embalagens também acabam por aumentar o valor total das unidades, o jeito é sempre procurar os atacados, pois aí sim você consegue obter um custo-benefício.

Agora, voltando ao tamanho das embalagens, conforme o mercado de marmitex muda, as embalagens também acabam evoluindo. Antigamente só se via as tradicionais e redondas marmitex de alumínio.

No entanto, hoje é possível encontrar marmitex redonda e retangular em diferentes tamanhos, divisões e materiais. Isso acontece porque o consumo tem mudado, o cardápio tem se renovado, e entregar um diferencial ao cliente é sempre bem-vindo, veja alguns tamanhos que pode utilizar:

  1. Tamanho pequeno n° 8 com capacidade de 0,3 L (300 ml).
  2. Capacidade pequena n° 10 com 0,4 L (400 ml).
  3. Capacidade média n° 12 com 0,6 L (600 ml).
  4. Tamanho grande n° 14 com 0,9 L (900 ml).
  5. Capacidade extra grande n° 18 com 1,5 L.

Assim como já mencionei, cada fabricante acaba não seguindo um padrão, então é possível encontrar embalagens com 220 ml, 250 ml, 500 ml, 1200 ml e por aí vai, o negócio mesmo é adequar o marmitex ao seu negócio e não seu negócio ao marmitex. 😉

Leia também: Embalagem para marmitex: dicas para embalar

3 dicas para utilizar melhor o tamanho dos marmitex

1. Siga corretamente a proporção dos grupos alimentares

É bem provável que você saiba da necessidade de dividir corretamente o marmitex vendido, considerando os carboidratos, gorduras e proteínas, correto? Saiba que seu cliente está de olho nisso. Afinal, ninguém quer comer macarrão ou mesmo arroz com feijão em excesso, é essencial o equilíbrio.

Dessa maneira, preparar uma variedade suficiente de alimentos, pode te ajudar a saber dividir exatamente as porções. Esse é o principal passo para quem quer compreender corretamente os tamanhos de marmitex.

Por exemplo, quando há pedidos de marmitex grandes não é necessário aumentar os acompanhamentos.

Na realidade, o que aumenta mesmo é a proporção do alimento base. Se o cardápio do dia tiver arroz com feijão ou arroz carreteiro, são esses ingredientes que você deve aumentar, pois preenchem o marmitex certinho e ajuda a economizar.

Leia também: Acompanhamento para marmitex

2. Prepare marmitex no tamanho ideal para seu cliente

Um erro bastante comum, principalmente para quem está começando, é enxergar o exagero como algo positivo. Isso faz com que você perca a medida ideal para cada tamanho, o que influencia diretamente na distribuição da variedade do cardápio.

Outro ponto muito importante para falar é sobre as saladas. Evite colocar a salada do dia no mesmo marmitex da refeição quente. Além de ter que apertar tudo lá dentro, com certeza vai murchar e chegar com um aspecto bem ruim ao cliente.

Leia também: Como fazer marmitas saudáveis para congelar

3. Evite o excesso na hora do preparo do alimento

O excesso no preparo dos alimentos é ruim em diversos ângulos diferentes. Primeiro que facilita o desperdício, pois se acabar não vendendo é certo que vai perder. E outra, muita mistura no marmitex também não fica legal, tanto para comer quanto no visual.

Na minha opinião, um marmitex deve ser bem equilibrado, com todos os nutrientes necessários, mas sem exagero. É justamente isso que vai facilitar para você não exagerar no preparo, faça apenas o necessário e com qualidade, é o suficiente.

Agora que já sabe sobre os tamanhos de marmitex, é com você analisar seu consumo para entender finalmente qual é o melhor tamanho para seu negócio. Espero mais uma vez ter contribuído para seu negócio. Compartilhe as dicas!

Aproveite para conhecer também o Curso de Marmitex que sempre recomendo aqui. Ele vai lhe ajudar a começar faturar alto no ramo.

3 comentários em “Tamanhos de marmitex: Qual o melhor para vender?”

  1. Boa tarde
    Eu comprei o curso ontem paguei com cartão e não recebi no email ainda. É o curso de Marmitex

    • Oi Rita!
      O acesso ao curso é enviado automaticamente para seu email assim que a compra é aprovada, portanto eu acredito que você já recebeu o acesso ao curso.
      Caso não tenha recebido, certamente você digitou seu email errado no momento da compra.
      Se foi isso que aconteceu é necessário entrar em contato com o suporte e solicitar que reenvie o acesso ao curso para seu email correto. Eu peço que comente aqui novamente caso ainda não tenha recebido.

  2. olá,
    qual o volume mínimo de uma marmiteira para 250g de arroz + 150g de proteinas? seria uma marmiteira de 400 ml??

    favor nao publicar a pergunta anterior. acabei inserindo o e-mail no texto da pergunta.

Os comentários estão encerrado.