Como congelar marmita com arroz e feijão: passo a passo + dicas incríveis!

Todos sabemos que a marmita congelada e fresca ajuda na correria diária, mas aprender como congelar marmita com arroz e feijão corretamente é fundamental.

Por mais simples que seja de fazer, o arroz com feijão faz parte de toda refeição brasileira, e seu congelamento exige alguns cuidados, de modo a preservar sabor e consistência, sem deixar de lado a segurança na alimentação.

Por isso, reuni algumas dicas incríveis para ajudar você a equilibrar mais essa facilidade em seu cotidiano. Vamos conferir?

Afinal, como congelar marmita com arroz e feijão?

como congelar marmita com arroz e feijão

A forma mais certa de congelar a marmita que leva arroz com feijão, é fazer isso separadamente. Então, você deve congelar o arroz em um recipiente e o feijão em outro, de modo a preservar as características e nutrientes de cada um.

Um dos grandes erros de quem quer facilitar as refeições com marmitas caseiras prontas, é congelar o arroz juntamente com o feijão. Isso porque o feijão possui caldo que, em contato com o arroz, pode mudar sua estrutura ao encharcar os grãos.

O que contribui para isso é o fato de que o congelamento normalmente já causa expansão nos alimentos.

Claro que se você for consumir a comida em pouco tempo, não exigindo congelamento, você pode sim colocar o arroz com feijão. Para isso, procure tirar o excesso de caldo do feijão para ter uma marmita mais enxuta e saborosa.

O preparo do arroz não tem segredo, ou seja, assim que estiver pronto é só esperar esfriar, transferir para um recipiente de plástico com tampa hermética e próprio para congelador.

Uma sugestão válida é utilizar recipientes de vidro, pois preservam ainda mais os sabores e nutrientes. Tudo bem, mas e quanto ao feijão, quais os cuidados na hora de congelar? Veja!

Cuidados extras com o feijão na hora de congelar

O feijão já é um pouco mais trabalhoso e pede certos cuidados antes de congelar. Dessa maneira, o ideal é utilizar uma quantidade menor de sal e temperos em seu preparo, e aguardar o completo resfriamento para levar ao congelador.

Digo isso porque o congelamento costuma realçar o sabor dos temperos. Além disso, quanto menos tempero tiver, maior será o prazo de validade no congelador, já que não há elementos que agilizam o perecimento do alimento.

Outro ponto importante, evite congelar marmita de feijão que tenha calabresa, bacon ou qualquer outra fonte de gordura. Afinal, os sabores podem se tornar predominantes demais na hora de consumir.

DICA EXTRA: é comum congelar marmitas para a semana toda, mas em alguns casos, há pessoas que fazem cardápio de comida congelada para 15 dias. Nesse sentido, é interessante organizar o congelador e etiquetar as marmitas, colocando data e conteúdo. 😉

O que fazer de marmita para congelar: opções para incrementar a refeição

Nem só de arroz e feijão é composta a tradicional marmita do brasileiro, não é mesmo? Porém, como estamos falando de congelar alimentos, é ideal conhecer algumas opções para incrementar suas refeições. Com isso, separei 7 sugestões interessantes:

  1. Purê de mandioquinha ou abobrinha.
  2. Picadinho de carne com molho madeira ao vinho.
  3. Arroz com brócolis.
  4. Abobrinha com cenoura no vapor.
  5. Couve picadinha e refogada no alho.
  6. Carne moída temperada com cheiro-verde picadinho.
  7. Tiras de frango grelhadas ao molho de laranja.

A lista poderia continuar, mas o importante aqui é se organizar, separando o cardápio em: carnes ideais para a semana, vegetais para diversificar a alimentação, principais temperos para trazer mais sabor e, sobretudo, planejamento para congelar tudo com segurança e integridade dos alimentos. 😉

Quais comidas podem ser congeladas depois de prontas?

Essa é uma dúvida frequente para muita gente. Afinal, as marmitas prontas têm ganhado espaço no cardápio semanal da maioria das pessoas que não dispõem mais de tempo para cozinhar todos os dias suas refeições.

Portanto, é válido dizer que praticamente todo alimento feito com muita higiene e segurança alimentar, pode ser congelado.

Nesse cenário temos o fricassê de frango, escondidinho de carne seca ou carne moída, hambúrguer caseiro ou hambúrguer de grão de bico, estrogonofe de frango, arroz de couve-flor, cremes ou sopas, entre tantas outras comidas.

Porém, em todos os preparos, procure esperar o alimento esfriar, utilizar embalagens e recipientes próprios, congelar pelo tempo estipulado e ter atenção ao método de descongelamento, que também é muito importante para preservar a integridade dos alimentos.

E por falar nisso, quais alimentos devo evitar congelar?

Esse é um tema pouco abordado, mas de total relevância para não correr riscos ao congelar refeições. Dessa maneira, procure não congelar comidas como:

  • Frutas e vegetais com bastante água em sua composição, como pepinos e batatas, pois perdem textura.
  • Massas cozidas, já que o congelamento influencia nas partículas de água e torna a massa mole, pastosa e insossa.
  • Nunca congele ovos.
  • Laticínios e queijos macios.
  • Molhos compostos por amido de milho e farinha.
  • Refeições já esquentadas não devem ser congeladas novamente.

Entendeu como congelar marmita corretamente?

Seja com arroz e feijão ou acompanhamentos diferenciados, não há segredo no congelamento de marmitas, não é verdade? Basta seguir as instruções básicas da cozinha e deixar a criatividade tomar conta do cardápio.

Quer se aprofundar no universo das marmitex? Então, minha sugestão é que você conheça o Curso Profissional de Marmitex, pois com ele você aprende truques e dicas essenciais para criar marmitas realmente de sucesso. Vale a pena conferir depois, pois irá aprender muita coisa importante! 😉

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar o post nas redes sociais para ajudar mais pessoas. Até a próxima!

1 comentário em “Como congelar marmita com arroz e feijão: passo a passo + dicas incríveis!”

Os comentários estão encerrado.